Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega por pares foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A revista Examen publica artigos, resenhas e entrevistas que discutem a avaliação educacional em larga escala, políticas públicas e gestão da educação. O propósito da revista é servir de fórum para a apresentação de pesquisas atuais, bem como veículo de disseminação de informação para a comunidade acadêmica, profissionais e a sociedade em geral. Serão considerados para publicação trabalhos inéditos, que relatem estudos resultantes de pesquisas ou levantamentos teóricos na área da avaliação educacional em larga escala, políticas públicas e gestão da educação, incluindo também revisões críticas de livros e softwares. Serão publicados textos em português, inglês e espanhol. A revista conta com uma revisão cega por pares e é publicada semestralmente.
Os trabalhos submetidos à revista, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial e atender às normas estabelecidas para publicação.

Descrição dos tipos de trabalhos aceitos pela revista Examen

  1. Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Limitado a 20-30 páginas, incluindo resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências. Subtópicos necessários: introdução, método (participantes, instrumentos, procedimentos, análise dos dados), resultados e discussão.
  2. Estudo teórico: análise de temáticas relacionadas à avaliação educacional em larga escala, certificação e política educacional, levando ao questionamento de modelos e paradigmas existentes. Limitado a até 25 páginas. Subtópicos necessários: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  3. Resenha: revisão crítica de obra publicada, reconhecida da área, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Limitada a 5 páginas.

Formatação do Artigo

Os artigos devem ser digitados em espaçamento duplo (incluindo referências), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, não excedendo o número de páginas apropriado ao tipo de manuscrito em que o trabalho se insere. A página deverá ser tamanho A4, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 2,5 cm. Os manuscritos devem seguir as normas de publicação da ABNT na sua apresentação e estar no formato “.doc” ou “.docx”.

A organização dos manuscritos deve seguir a ordem abaixo:

  1. Folha de rosto sem identificação
  • Título completo em português, inglês e espanhol, não devendo exceder 12 palavras.
  • Sugestão de título abreviado no idioma do manuscrito com até 5 palavras.
  1. Folha de rosto com identificação
  • Título completo em português, inglês e espanhol, não devendo exceder 12 palavras.
  • Sugestão de título abreviado para cabeçalho no idioma do manuscrito, não devendo exceder 5 palavras.
  • Nome de cada um dos autores.
  • Afiliação institucional de cada um dos autores (incluir apenas o nome da universidade e a cidade).
  • Nota de rodapé opcional com agradecimentos dos autores e informação sobre apoio institucional ou financeiro ao projeto.
  • Nota de rodapé com endereço postal e eletrônico do autor com quem o leitor do artigo poderá comunicar-se.
  • Indicação de endereço para correspondência com o editor sobre a tramitação do manuscrito, incluindo telefone (fixo e celular) e endereço eletrônico.
  1. Folha com resumo em português
  • O resumo deve ter no máximo 150 palavras, sem referências, informando o problema, objetivo, método, resultados principais e conclusão. Fornecer, após o resumo, 3 a 5 palavras-chave, com iniciais minúsculas e separadas com ponto e vírgula.
  1. Folha com abstract, em inglês
  • Deve obedecer às mesmas regras do resumo, seguido de keywords, compatíveis com as palavras-chave.
  1. Folha com resumen, em espanhol
  • Deve obedecer às mesmas regras do resumo, seguido de palavras-clave, compatíveis com as palavras-chave.
  1. Estrutura do texto
  • Notas sobre os autores: incluir uma breve descrição (30-40 palavras) sobre as atividades atuais do(s) autor(es) e sobre a sua formação, incluindo endereço eletrônico de um dos autores para contato.
  • Títulos e subtítulos em todas as categorias de trabalho original. O texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. No caso de relatos de pesquisa, o texto deverá, obrigatoriamente, apresentar: introdução, método, resultados e discussão. Os manuscritos nas demais categorias editoriais deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com o caso.
  • Figuras e tabelas. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto e as mesmas deverão ser apresentadas após as Referências, uma por página.
  • Referências. Inicie uma nova página para a seção de referências. Utilize espaço duplo e não deixe espaço entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores, que não deve ser substituído por traços ou travessões.

Exemplo de referências

Artigo de revista científica:

SILVA, V. A.; ANDRADE, L. H. C. Etinobotânica Xucuru: espécies místicas. Biotemas, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002.

Artigo de revista científica no prelo:

SAMPAIO, M. I. C.; PEIXOTO, M. L. Periódicos brasileiros de psicologia indexados nas bases de dados LILACS e PsycInfo. Boletim de Psicologia. No prelo.

Livro:

AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. A. Mania de bater: a punição corporal doméstica de crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Iglu, 2001. 386 p.

Resenha

Política de Acesso Livre
Este é um periódico aberto, assim, qualquer parte poderá ser utilizada e transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, eletrônico ou mecânico, desde que citada a fonte. Os trabalhos são divulgados nas formas impressa e eletrônica.

Processo de Avaliação por Pares
A revista Examen assegura uma avaliação às cegas pelos pares, ou seja, os avaliadores não terão conhecimento do nome e da afiliação institucional do autor e vice-versa. Os originais serão avaliados em conformidade com as normas do periódico.

Etapas da avaliação dos manuscritos:

1) Aspectos relacionados à forma: o manuscrito será apreciado, numa primeira etapa, por pelo menos dois membros do Comitê Editorial, que verificarão a sua adequação aos critérios gerais da revista e à política editorial. Serão recusados artigos que: a) se configurarem como simples revisão bibliográfica; recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação; b) forem excessivamente descritivos e pouco analíticos; c) não apresentarem contribuição significativa para a área de educação; d) se encontrarem fora do formato de artigos científicos publicados em periódicos de Educação; e) não seguirem as normas técnicas da Revista Examen (formatação, citações e referências). Artigos aprovados nesta fase seguirão para a etapa seguinte.

2) Apreciação por pares: os artigos serão avaliados por dois especialistas da área temática (membros do Conselho Editorial ou Consultores ad hoc) que pertencem a diferentes instituições, estados e países. Serão emitidos pareceres descritivos, podendo o artigo ser aceito, indicado para reformulação e nova submissão, recusado ou sugerido para publicação em outra revista. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.

3) Revisão e adequação do trabalho às normas do periódico: Quando aceito para publicação e finalizadas as correções e adequações por parte dos autores, o texto passará por uma revisão e editoração, sendo encaminhado pelos editores para a publicação online e impressa.

Artigos

Política de acesso livre

Este é um periódico aberto, assim, qualquer parte poderá ser utilizada e transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, eletrônico ou mecânico, desde que citada a fonte. Os trabalhos são divulgados nas formas impressa e eletrônica.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Examen assegura uma avaliação cega por pares, ou seja, os avaliadores não terão conhecimento do nome e da afiliação institucional do autor e vice-versa. Os originais serão avaliados em conformidade com as normas do periódico.

Etapas da avaliação dos manuscritos:

1) Aspectos relacionados à forma: o manuscrito será apreciado, numa primeira etapa, quantos aos critérios gerais da revista e à política editorial. Serão recusados artigos que:

a) se configurarem como simples revisão bibliográfica; recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação;

b) forem excessivamente descritivos e pouco analíticos;

c) não apresentarem contribuição significativa para a área de educação;

d) se encontrarem fora do formato de artigos científicos publicados em periódicos de Educação;

e) não seguirem as normas técnicas da Revista Examen (formatação, citações e referências);

f) que se configurarem como plágio.

Artigos aprovados nesta fase seguirão para a etapa seguinte.

2) Apreciação por pares: os artigos serão avaliados por dois especialistas da área temática (Consultores ad hoc) que pertençam a diferentes instituições, estados e países. Serão emitidos pareceres descritivos, podendo o artigo ser aceito, indicado para reformulação e nova submissão, recusado ou sugerido para publicação em outra revista. Havendo divergência de opiniões, será solicitado um terceiro parecer.

3) Revisão e adequação do trabalho às normas do periódico: Quando aceito para publicação e finalizadas as correções e adequações por parte dos autores, o texto passará por uma revisão e editoração, sendo encaminhado pelos editores para a publicação online e impressa.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.