Testagem adaptativa por computador (CAT)

Aspectos Conceituais e um Panorama da Produção Brasileira

Autores

  • Alexandre José de Souza Peres Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

psicometria, testagem adaptativa computadorizada (CAT), testagem adaptativa informatizada (TAI), avaliação educacional, avaliação psicológica

Resumo

Este trabalho objetiva introduzir os aspectos conceituais da testagem adaptativa por computador (CAT), bem como oferecer um panorama da pesquisa brasileira na área. A CAT é uma estratégia de administração de testes e estimação de variáveis latentes por meio de algoritmos que, de maneira interativa, selecionam e apresentam itens ao testando de acordo com seu desempenho. Diferentemente da testagem convencional, na CAT diferentes conjuntos de itens serão administrados para diferentes testandos, de forma adaptada a cada sujeito de acordo com as estimações realizadas durante a própria testagem. Neste trabalho, apresentamos uma breve histórico da testagem adaptativa, além de discutir as vantagens da CAT sobre as estratégias convencionais de testagem. Também apresentamos os elementos constitutivos da CAT a partir da Teoria de Resposta ao Item, bem como elencamos as principais estratégias de desenvolvimento apontadas na literatura. Por fim, relatamos os resultados de uma revisão da literatura nacional na área.

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Publicado

2019-08-26

Como Citar

Peres, A. J. de S. (2019). Testagem adaptativa por computador (CAT): Aspectos Conceituais e um Panorama da Produção Brasileira. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 3(3), 66–86. Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/101

Edição

Seção

Artigos