Evidências de Validade da Escala de Violência nas Escolas Usada no Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb)

Autores

  • Luís Gustavo do Amaral Vinha Universidade de Brasília

Palavras-chave:

SAEB, Violência escolar, Teoria da Resposta ao Item, Validade, Desempenho escolar, Trajetória escolar

Resumo

O presente estudo visa a analisar a escala de violência nas escolas utilizada nas avaliações do SAEB. Para isso, foram utilizadas informações da edição de 2015 do SAEB e do Censo Escolar, além de indicadores de violência fora das escolas. A escala apresentou fidedignidade aceitável e, pela Teoria da Resposta ao Item, verificou-se evidência de validade de constructo. Porém, a medida tem melhor desempenho na mensuração de níveis elevados de violência. Foram identificadas mudanças nos parâmetros dos itens quando as escolas são divididas por etapas de ensino, principalmente naqueles relacionados ao consumo de álcool e porte de arma de fogo. Ainda, o nível de violência estimado tem correlações fracas com variáveis de desempenho e trajetória escolar e com os indicadores de violência no entorno das escolas. Em aplicações futuras, sugere-se o registro do número de episódios e a inclusão de itens que avaliam níveis mais baixos de violência.

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Publicado

2019-08-26

Como Citar

Vinha, L. G. do A. (2019). Evidências de Validade da Escala de Violência nas Escolas Usada no Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb). Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 3(3), 87–112. Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/110

Edição

Seção

Artigos