REVISÃO DE ITENS E CONTROLE DE QUALIDADE DE AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA
Palavras-chave:
revisão; avaliação em larga escala; qualidade; item de múltipla escolha.Resumo
O presente estudo pretende dar destaque à etapa de revisão de itens como meio de controle de qualidade das Avaliações em Larga Escala, ressaltando a necessidade de formação de um corpo técnico qualificado para a execução desta atividade. Considerando o fato de que as Avaliações em Larga Escala são processos consolidados no ambiente educacional que geram significativo volume de dados e que a investigação sobre o uso destes dados para a formulação de políticas públicas perpassa a análise sobre a qualidade dos testes, o artigo, por meio de método hipotético-dedutivo fundamentado em pesquisa qualitativa, faz uso das regras estabelecidas para a elaboração de itens de múltipla escolha para corroborar a hipótese de que uma revisão criteriosa exige o domínio de conceitos e técnicas por parte de profissionais qualificados a fim de assegurar a qualidade dos instrumentos de avaliação.
Referências
2. BARANOWSKI, R. A. Item Editing and Editorial Review. In: DOWNING, S. M; HALADYNA, T. Handbook Of Test Development. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2006. p. 349-358.
3. BAUER, A; ALAVARSE, O. M.; OLIVEIRA, R. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 41, nº. especial, p. 1367-1382, 2015.
4. BLOOM, B. Taxonomy of Educacional Objectives – The Classification Of Educacional Goals. London: Longmans, Green and Co LTD, 1956.
5. BUCHWEITZ, B. Elaboração de questões de múltipla escolha. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, nº14, 1996. p.105-132.
6. CERDEIRA, D. G. Fatores associados ao uso dos resultados de avaliações externas no contexto das políticas de responsabilização educacional. RBPAE, v. 34, n. 2, p. 613 - 634, 2018.
7. DESPREBITERIS, L; TAVARES, M. R. Diversificar é preciso- Instrumentos e Técnicas de Avaliação de Aprendizagem. São Paulo: SENAC, 2017.
8. DOWNING, S. M. Twelve Steps for Effective Test Development. In: DOWNING, S. M; HALADYNA, T. Handbook Of Test Development. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2006. p.3-27.
9. FRANCO. C (et all). Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de fatores “intra-escolares”. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.55, p. 277-298, abr./jun. 2007.
10. FUNDAÇÃO LEMANN. Reforma da avaliação nacional: principais considerações para o Brasil - perspectivas da OCDE sobre políticas educacionais. Fundação Lemann, 2021.
11. GRIBOSKI. C; RÊGO, R.L. As matrizes de referência da avaliação educacional em larga escala na educação profissional e tecnológica. In: MORAES, G. H (org). Avaliação da educação profissional e tecnológica: um campo em construção. Brasília: INEP, 2020. p.101-114.
12. HALADYNA, T. Developing and Validating Multiple-Choice Test Items. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2004. p.61-152.
13. LIMA, A.M.G. Fatores associados à eficácia escolar: estudo de instituições educacionais públicas municipais de Fortaleza – CE. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará, 2012.
14. OLIVEIRA, M. C. Elaboração e revisão de itens de geografia no contexto das avaliações em larga escala promovidos pelo CAED/UFJF: dificuldades e desafios de superação. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.
15. RABELO, M. Avaliação Educacional: fundamentos, metodologia e aplicações no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2013.
16. TOCANTINS, A.C.T. Avaliações em larga escala em ciências humanas no CAEd/UFJF: a construção de um guia de orientação do trabalho de analistas e auxiliares de instrumentos de avaliação em questão. Dissertação de mestrado. Juiz de Fora, 2018.
17. UNESCO. A promessa das avaliações em larga escala: reconhecer os limites para desbloquear oportunidades. Unesco, 2019.
18. VIANNA, H. M. Qualificação técnica e construção de instrumentos de medida educacional. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 60, p. 106-117, n. especial, dez. 2014.
19. VIANNA, H. M. Avaliações Nacionais em Larga Escala: análises e propostas. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, jan-jun/2003.