METODOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO DAS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA DO SAEB (1995 A 2017)

Autores

  • Laís Silveira Antonietto
  • Claudia Maffini Griboski

Palavras-chave:

escala de proficiência; interpretação pedagógica; Saeb

Resumo

O presente trabalho discute as escalas de proficiência do Saeb no período entre
1995 e 2017, enfatizando os aspectos técnicos e formais da sua construção ao
longo dos anos, com o objetivo de verificar de que maneira esses documentos
têm sido concebidos e publicizados. Apresenta a teoria que embasa a definição
de escalas de proficiência e realiza análise documental utilizando os relatórios
técnicos publicados pelo Inep. A partir das modificações de um ciclo avaliativo
para outro, conclui que a comparação entre os desempenhos dos estudantes
restou prejudicada. Ademais, o nível de transparência observada nos últimos anos
evidencia a necessidade de se ampliar o acesso as informações dessa política
para efetivamente promover a melhoria na qualidade do ensino

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Silveira Antonietto, L., & Maffini Griboski, C. (2025). METODOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO DAS ESCALAS DE PROFICIÊNCIA DO SAEB (1995 A 2017). Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 5(6). Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/193

Edição

Seção

Artigos