Diretrizes Curriculares em Psicologia

Análise da Formação para Atuação na Educação Especial

Autores

  • Tatiana de Cassia Nakano Puc-Campinas

Palavras-chave:

educação especial, análise curricular

Resumo

O presente estudo teve, como finalidade, analisar as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura, estabelecidas para os cursos de graduação em Psicologia, bem como os principais documentos normativos da área. Dez documentos foram lidos na íntegra, procurando por aspectos relacionados à educação especial, mais especificamente a existência de aspectos voltados à temática das altas habilidades/superdotação. A análise apontou (1) presença de poucas referências específicas para atuação diversidade, e, quanto existentes, redigidas de forma indireta ou subjetiva; (3) a educação inclusiva, nos poucos documentos em que é abordada, não especifica qual tipo de estudante ela contempla, (4) nenhuma menção às altas habilidades/superdotação foi encontrada. A partir dos documentos foi possível identificar que, de forma geral, os documentos normativos não apresentam referências específicas à educação especial, sendo esperado que a revisão das diretrizes curriculares, iniciada em 2018, possa ampliar a diversidade de contextos e populações que essa ciência pode contemplar.

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Publicado

2019-08-26

Como Citar

Nakano, T. de C. (2019). Diretrizes Curriculares em Psicologia: Análise da Formação para Atuação na Educação Especial. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 3(3), 11–37. Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/47

Edição

Seção

Artigos