Diretrizes Curriculares em Psicologia
Análise da Formação para Atuação na Educação Especial
Palavras-chave:
educação especial, análise curricularResumo
O presente estudo teve, como finalidade, analisar as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura, estabelecidas para os cursos de graduação em Psicologia, bem como os principais documentos normativos da área. Dez documentos foram lidos na íntegra, procurando por aspectos relacionados à educação especial, mais especificamente a existência de aspectos voltados à temática das altas habilidades/superdotação. A análise apontou (1) presença de poucas referências específicas para atuação diversidade, e, quanto existentes, redigidas de forma indireta ou subjetiva; (3) a educação inclusiva, nos poucos documentos em que é abordada, não especifica qual tipo de estudante ela contempla, (4) nenhuma menção às altas habilidades/superdotação foi encontrada. A partir dos documentos foi possível identificar que, de forma geral, os documentos normativos não apresentam referências específicas à educação especial, sendo esperado que a revisão das diretrizes curriculares, iniciada em 2018, possa ampliar a diversidade de contextos e populações que essa ciência pode contemplar.