Os Valores Humanos no Contexto da Avaliação Educacional
Palavras-chave:
Valores Humanos, Satisfação com o Curso, Estresse AcadêmicoResumo
O objetivo deste artigo foi discutir o papel dos valores humanos na avaliação educacional, reunindo evidências de que eles contribuem para explicar indicadores de desempenho e ajuste escolar. Realizaram-se três estudos (N = 1.974) com estudantes universitários de diferentes cidades brasileiras, considerando cursos e períodos variados, os quais responderam questionários presencialmente ou online. Os resultados indicaram que os estudantes diferiram em seus valores segundo a área de estudo, sobretudo nos valores pessoais (experimentação e realização), mas que foram os valores sociais os mais correlacionados com os indicadores escolares, principalmente os da subfunção normativa. Estes se correlacionaram positivamente com o conceito de bom-estudante, as horas dedicadas aos estudos, a satisfação com o curso e a crença em que concluiriam a graduação, fazendo-o negativamente com o estresse acadêmico. Estes achados foram discutidos a partir da teoria funcionalista dos valores, mostrando a relevância dos valores no âmbito da avaliação educacional.