Os Valores Humanos no Contexto da Avaliação Educacional

Autores

  • Valdiney Veloso Gouveia Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Valores Humanos, Satisfação com o Curso, Estresse Acadêmico

Resumo

O objetivo deste artigo foi discutir o papel dos valores humanos na avaliação educacional, reunindo evidências de que eles contribuem para explicar indicadores de desempenho e ajuste escolar. Realizaram-se três estudos (N = 1.974) com estudantes universitários de diferentes cidades brasileiras, considerando cursos e períodos variados, os quais responderam questionários presencialmente ou online. Os resultados indicaram que os estudantes diferiram em seus valores segundo a área de estudo, sobretudo nos valores pessoais (experimentação e realização), mas que foram os valores sociais os mais correlacionados com os indicadores escolares, principalmente os da subfunção normativa. Estes se correlacionaram positivamente com o conceito de bom-estudante, as horas dedicadas aos estudos, a satisfação com o curso e a crença em que concluiriam a graduação, fazendo-o negativamente com o estresse acadêmico. Estes achados foram discutidos a partir da teoria funcionalista dos valores, mostrando a relevância dos valores no âmbito da avaliação educacional.

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Publicado

2019-08-26

Como Citar

Gouveia, V. V. (2019). Os Valores Humanos no Contexto da Avaliação Educacional. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 3(3), 38–65. Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/95

Edição

Seção

Artigos