ANÁLISE DESCRITIVA DA PARTE ESCRITA DO EXAME CELPE-BRAS
DESCRIPTIVE STATISTICS OF THE WRITTEN PART OF THE CELPE-BRAS EXAM
Palavras-chave:
Celpe-Bras, exame de proficiência, análise descritiva, análise de tarefasResumo
Este trabalho descreve o comportamento de quatro edições da Parte Escrita do
exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
(Celpe-Bras) em relação à distribuição das notas finais dos examinandos em
cada edição e em cada uma das quatro tarefas que compõem as edições. Os dados
analisados consistem nos relatórios de correção do exame que integram o banco
de dados do Celpe-Bras mantido pelo Inep. A análise descritiva das notas aponta
para distribuições regulares e equivalentes entre as edições e entre as tarefas de
uma mesma edição. Assimetrias da distribuição das frequências das notas em
determinadas tarefas, analisadas comparativamente dentro da mesma edição,
sugerem diferenças de nível de dificuldade que requerem estudos qualitativos
das características das tarefas e de seus possíveis impactos nos desempenhos dos
examinandos. Tais análises poderão contribuir para a explicitação fundamentada do
construto do exame e de como ele é operacionalizado na Parte Escrita, provendo,
desse modo, argumentos para sua validação.