ANÁLISE DESCRITIVA DA PARTE ESCRITA DO EXAME CELPE-BRAS

DESCRIPTIVE STATISTICS OF THE WRITTEN PART OF THE CELPE-BRAS EXAM

Autores

  • Margarete Schlatter
  • Luciana Neves Nunes
  • Simone Paula Kunrath

Palavras-chave:

Celpe-Bras, exame de proficiência, análise descritiva, análise de tarefas

Resumo

Este trabalho descreve o comportamento de quatro edições da Parte Escrita do
exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
(Celpe-Bras) em relação à distribuição das notas finais dos examinandos em
cada edição e em cada uma das quatro tarefas que compõem as edições. Os dados
analisados consistem nos relatórios de correção do exame que integram o banco
de dados do Celpe-Bras mantido pelo Inep. A análise descritiva das notas aponta
para distribuições regulares e equivalentes entre as edições e entre as tarefas de
uma mesma edição. Assimetrias da distribuição das frequências das notas em
determinadas tarefas, analisadas comparativamente dentro da mesma edição,
sugerem diferenças de nível de dificuldade que requerem estudos qualitativos
das características das tarefas e de seus possíveis impactos nos desempenhos dos
examinandos. Tais análises poderão contribuir para a explicitação fundamentada do
construto do exame e de como ele é operacionalizado na Parte Escrita, provendo,
desse modo, argumentos para sua validação.

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Schlatter, M., Nunes, L. N., & Kunrath, S. P. (2021). ANÁLISE DESCRITIVA DA PARTE ESCRITA DO EXAME CELPE-BRAS: DESCRIPTIVE STATISTICS OF THE WRITTEN PART OF THE CELPE-BRAS EXAM. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 4(4). Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/127

Edição

Seção

Artigos