ESTUDOS DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
Universidade Pública Distrital, Estudo de impacto, Demanda por Educação SuperiorResumo
RESUMO
No âmbito do Projeto de Pesquisa de uma Universidade Distrital foram, inicialmente, demandados estudos de viabilidade para a sua criação, envolvendo os impactos e os custos de implantação de uma universidade distrital e estudos sobre a oferta e a demanda de educação superior pública e privada no Distrito Federal e Ride/DF, identificando, especialmente, cursos voltados para o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou de inovação,
além da caracterização do perfil dos estudantes e do mercado de trabalho. Neste artigo, apresentamos o percurso metodológico e a síntese com os principais resultados que poderiam auxiliar no processo de implantação de
uma universidade pública para atender às demandas do Distrito Federal e seu entorno, com foco nos impactos regulatórios, econômicos e políticos. Quanto aos aspectos relativos à oferta e demanda da Educação Superior, destacamos a relação entre os concluintes do Ensino Médio e a oferta de vagas na Educação Superior e sua relação com o mercado de trabalho.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Disponível em: www.emec.mec.gov.br.
____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados.
CEBRASPE - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (CEBRASPE). Projeto de educação inovadora para a instalação de uma universidade distrital. Ação 1: Estudos de viabilidade de uma universidade distrital. Relatório Técnico 2 - Documento técnico contendo estudo sobre a oferta de educação superior – pública e privada – no DF e RIDE, identificando, especialmente cursos voltados para o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou de inovação. ROBL, Fabiane (Pesquisadora). Coord. GRIBOSKI, Claudia Maffini, Brasília, DF, 2021a. (Termo de Referência n. 020, Código n. 2021-020, Projeto “Uma Universidade Distrital” Termo de Colaboração n. 2/2020, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, Fundação Universidade Aberta do Distrito
Federal - FUNAB, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe).
__________. Projeto de educação inovadora para a instalação de uma universidade distrital. Ação 1: Estudos de viabilidade de uma universidade distrital. Relatório Técnico 3 - Documento técnico contendo estudos sobre a demanda por educação superior – pública e privada – no DF e RIDE, caracterizando o perfil dos estudantes e do mercado de trabalho com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias. ROBL, Fabiane
(Pesquisadora). Coord. GRIBOSKI, Claudia Maffini, Brasília, DF, 2021b. (Termo de Referência n. 020, Código n. 2021-020, Projeto “Uma Universidade Distrital” Termo de Colaboração n. 2/2020, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - FUNAB, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe).
_________ Projeto de educação inovadora para a instalação de uma universidade distrital. Ação 1: Estudos de viabilidade de uma universidade distrital. Relatório Técnico 2 - Documento técnico contendo estudo sobre o
impacto e os custos de implantação de uma universidade distrital. LOURENÇO, Marcelo (Pesquisador). Coord. GRIBOSKI, Claudia Maffini, Brasília, DF, 2021c. (Termo de Referência n. 020, Código n. 2021-020, Projeto “Uma Universidade Distrital” Termo de Colaboração n. 2/2020, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal - FUNAB, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe).
DISTRITO FEDERAL (Brasil). Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios - PDAD 2018. Brasília-DF: CODEPLAN, p. 116. 2019. Disponível em: http://www.codeplan.df.gov.br/
microdados-pdad-2018.
BARBOSA, M. P.; PETTERINI, F.; FERREIRA, R. T. Avaliação do Impacto da Política de Interiorização das Universidades Federais sobre as Economias Municipais. In: ENCONTRO DE ECONOMIA DA REGIÃO SUL, 17, 2014, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2014.
CALDARELLI, C. E.; CAMARA, M. R. G.; PERDIGÃO, C. Instituições de ensino superior e desenvolvimento econômico: o caso das universidades estaduais paranaenses. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 44, p. 85-113, jan./jul. 2015.
DISTRITO FEDERAL (Brasil). Conselho de educação do Distrito Federal. Resolução no 02, de 19 de setembro de 2017. Estabelece normas para a Educação Superior no Sistema de Ensino do Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, DF, p.13, 19 out. 2017.
_________ Projeto de educação inovadora para a instalação de uma universidade distrital. Ação 1: Estudos de viabilidade de uma universidade distrital.
KURESKI, R.; ROLIM, C. Impacto econômico de curto prazo das universidades federais na economia brasileira. Revista Paranaense de Desenvolvimento. N.º 117, 2009.
NIQUITO, T. W.; RIBEIRO, F. G.; PORTUGAL, M. S. (2021). IMPACTO DA CRIAÇÃO DAS NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS SOBRE AS ECONOMIAS LOCAIS. Planejamento e Políticas Públicas, 2018. (51). Disponível em://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/839.
NOGUEIRA, L.V.; ARRAES, R.A. Efeito das Instituições Públicas de Ensino Superior sobre o crescimento econômico local. In: ANPEC. Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia, 2018.
QUEIROZ, F. C.B.P. et al. Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 349-370,
June 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000200009&lng=en&nrm=iso.
ROLIM, C. KURESKI, R. Impacto Econômico de Curto Prazo das Universidades Estaduais Paranaenses. Relatório de Pesquisa realizada para a Secretaria e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado do Paraná. Curitiba, 2006.
______________. IMPACTO ECONOMICO DE CURTO PRAZO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NA ECONOMIA BRASILEIRA. In: XIII Encontro Regional de Economia - ANPEC Sul. Porto Alegre/RS, 2010.
SANTOS, M; ROCHA, R.M; JUSTO, W.R. Impacto da Expansão e Interiorização das Universidades Federais no Brasil na atração de mão-de-obra qualificada e na criação de postos de trabalho (2002 a 2010). In: Anais do XVIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2020.
VINHAIS, H.E.F. Estudo sobre o impacto da expansão das universidades federais no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Teoria Econômica) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São
Paulo, 2013. doi:10.11606/T.12.2013.tde-20012014-152929.
YUSUF, S.; NABESHIMA, K. How universities promote economic growth. Washington: World Bank, 2007.