Estudos sobre avaliações em larga escala

um olhar pela análise de redes sociais

Autores

  • Adriana Bauer

Palavras-chave:

avaliação em larga escala, produção acadêmica, análise de redes sociais, levantamento bibliográfico

Resumo

Este artigo retoma resultados de levantamento bibliográfico, que analisou a produção
acadêmica brasileira sobre avaliações externas e em larga escala no período de 1988
a 2011, discutindo-os a partir da metodologia de análise de redes sociais. Tem como
objetivo contribuir para: (1) o entendimento das relações que se estabelecem entre
atores que têm se dedicado sistematicamente à discussão da temática; e (2) refletir
sobre a qualidade dessa produção. Os resultados apontam para uma dispersão na
produção e avaliação do conhecimento, sendo que diversos trabalhos são orientados
e avaliados, em sua maioria, no âmbito de comunidades isoladas e não parecem
dialogar diretamente com a produção mais consolidada sobre a temática. Como
possível consequência desse isolamento, discute-se a tendência de enfraquecimento
teórico-metodológico e a sobreposição de trabalhos sobre os mesmos aspectos e
temas, que dificultam o aprofundamento da discussão e, possivelmente, o avanço
no conhecimento já existente.

Referências

ANDRÉ, Marli. E. D. Pesquisa e educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.
ALVES, Alda J. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 54, maio 1992.
ALVES-MAZOTTI, Alda J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.
BAUER, Adriana. Estudos sobre Sistemas de Avaliação Educacional no Brasil: um retrato em preto e branco. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 5, p. 7-31, 2012.
BAUER, Adriana. Avaliação de redes de ensino e gestão educacional: o que apontam os estudos acadêmicos. IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E
ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; In: VII CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, Anais...Lisboa, 2014.
BAUER, Adriana; REIS, Adriana T. Balanço da produção teórica sobre avaliação de sistemas educacionais no Brasil: 1988 a 2011. In: 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, Anais... 2013, Goiânia/GO.
BOURDIEU, Pierre. Los usos sociales de la ciencia: por una sociología clínica del campo científico. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 2003.
BORDIN, Andréa S.; GONÇALVES, Alexandre L.; TODESCO, José L. Análise da colaboração científica departamental através de redes de coautoria. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 2, p. 37-52, abr./jun. 2014.
BORGATTI, Stephen. P.; EVERETT, Martin G.; JOHNSON, Jeffrey C. Analyzing social networks. Los Angeles, Thousand Oaks, Calif.; London: SAGE Publications, 2013.
CONWAY, Drew. Social Network Analysis in R. 2009. Disponível em: <http://www.databaser.net/moniwiki/pds/DataAnalysis/social_network_analysis_02.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2014.
CSARDI, Gábor; NEPUSZ, Tamás. The igraph software package for complex network research. InterJournal, v. Complex Systems, p. 1695, 2006. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/1d27/44b83519657f5f2610698a8ddd177ced4f5c.pdf>. Acesso em: 1º abr. 2018.
DIAS SOBRINHO, José. Campos e caminhos da avaliação: a avaliação da educação superior no Brasil. IN: FREITAS, L. C. de (Org.). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.
FIALHO, Joaquim M. R. Análise de redes sociais: princípios, linguagem e estratégias de ação na gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, Número Especial, p. 9-26, out. 2014.
GATTI, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65- 81, jul. 2001.
HAAS, Peter. Introduction: epistemic communities and international policy coordination. International Organization, vol. 46, no. 1, Knowledge, Power, and International Policy Coordination. (Winter), p. 1-35, 1992.
LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir J.; SOUZA, Audrey P. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília: Capes, v. 2, n. 3, p. 118-133, mar. 2005.
MARQUES, Eduardo. Redes Sociais e instituições na construção do estado e da sua permeabilidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 14, n. 41, 1999, p. 45-67.
MARTELETO, Regina M. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, 2001.
MARTINS, Dalton L. Análise de redes sociais de colaboração científica no ambiente de uma federação de bibliotecas digitais. 2012. Tese (Doutorado em Cultura e Informação)–Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
MOLINA, José L.; et. al. Talleres de autoformación con programas informáticos de análisis de redes sociales. UAB: Barcelona, 2005. Disponível em: <http://revista-redes.rediris.es/webredes/red_tematica/talleresars.pdf>. Acesso em: 1º abr. 2018.
PENNA NETO, Manoel C. de O.; FREY, Klaus; CZAJKOWSKI JR., Sérgio. Avaliação estrutural das redes sociotécnicas. In: Tamara Tania Cohen. (Org.). Ciberpólis: redes no governo da cidade. Rio de Janeiro: 7 Letras, v. 1, p. 47-69, 2007.
RIGHETTI, Sabine. Brasil cresce em produção científica, mas índice de qualidade cai. Folha de S. Paulo, 22 abr. 2013. Disponível em: http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/04/1266521-brasil-cresce-em-producao-cientifica-mas-indicede-qualidade-cai.shtml. Acesso em: 27 maio 2014.
SACERDOTE, Helena C. de S. A mediação segundo Feuerstein e o uso da informação em educação on-line. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)–Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
SANTOS, Nálbia de A.; FARIAS, Manoel R. S. Modelos meta-teóricos para estudos epistemológicos do processo de pesquisa acadêmica. In: X CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE. São Paulo: Fipecapi, 26 e 27, jul. 2010.
SCRIVEN, Michel. The Concept of a Transdiscipline: And of Evaluation as a Transdiscipline. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, v. 5, n. 10, p. 65-66, July 2008.
SILVA, Maximiliano B. Redes sociais de colaboração acadêmica: tendências, determinantes e fricções do processo de formação de coautorias entre pesquisadores no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Teoria Econômica)–Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
SOCZKA, Luís. Modelos de análise de redes sociais e limitações do modelo de equilíbrio estrutural de Heider. Psicologia, Lisboa, v. 15, n. 1, p. 147-175, jan. 2001.
SOUZA, Queila R.; QUANDT, Carlos O. Metodologia de análise de redes sociais. In: DUARTE, Fábio; QUANDT, Carlos; SOUZA, Queila (Org.). O Tempo das Redes. São Paulo: Perspectiva, p. 31-63, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Bauer, A. (2018). Estudos sobre avaliações em larga escala: um olhar pela análise de redes sociais. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 2(2), 13–48. Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/61

Edição

Seção

Artigos