Integração leitura/escrita na prova de redação do vestibular Unicamp

ameaças ao construto?

Autores

  • Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
  • Luciana Amgarten Quitzau

Palavras-chave:

avaliação, tarefas integradas, redação;, ameaça ao construto, vestibular

Resumo

Considerando que diferentes propostas de produção escrita variam de uma edição
para outra de um mesmo exame e que essas variações podem ameaçar o seu
construto, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisa tarefas
integradas de leitura e escrita da prova de redação do Vestibular Unicamp, ou mais
especificamente, os enunciados das tarefas e a natureza dos textos-insumo que
as acompanha. As duas tarefas selecionadas – uma potencialmente adequada e
outra potencialmente problemática – foram analisadas em conjunto com as grades
de correção e com os textos produzidos por examinandos a propósito dessas
tarefas. Concluímos que variações distintas não só ameaçam o construto do exame
como também comprometem as representações dos examinandos sobre as tarefas,
afetando seu desempenho, o processo de correção e os resultados da avaliação.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Ricardi Scaramucci, M. V., & Amgarten Quitzau, L. (2018). Integração leitura/escrita na prova de redação do vestibular Unicamp: ameaças ao construto?. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 2(2), 49–76. Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/63

Edição

Seção

Artigos