Integração leitura/escrita na prova de redação do vestibular Unicamp
ameaças ao construto?
Palavras-chave:
avaliação, tarefas integradas, redação;, ameaça ao construto, vestibularResumo
Considerando que diferentes propostas de produção escrita variam de uma edição
para outra de um mesmo exame e que essas variações podem ameaçar o seu
construto, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que analisa tarefas
integradas de leitura e escrita da prova de redação do Vestibular Unicamp, ou mais
especificamente, os enunciados das tarefas e a natureza dos textos-insumo que
as acompanha. As duas tarefas selecionadas – uma potencialmente adequada e
outra potencialmente problemática – foram analisadas em conjunto com as grades
de correção e com os textos produzidos por examinandos a propósito dessas
tarefas. Concluímos que variações distintas não só ameaçam o construto do exame
como também comprometem as representações dos examinandos sobre as tarefas,
afetando seu desempenho, o processo de correção e os resultados da avaliação.
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