Dinâmicas de evasão na educação superior brasileira

Autores

  • Luciana Guedes da Silva
  • Cecília Brito Alves
  • Joaquim José Soares Neto
  • Silene de Paulino Lozzi

Palavras-chave:

evasão, educação superior, políticas públicas educacionais, regressão linear

Resumo

Este artigo é resultado da dissertação que teve origem na seguinte pergunta:
É possível antecipar os índices de evasão na educação superior, prevenindo, assim,
o sistema das consequentes perdas sociais e econômicas envolvidas na alta evasão?
A pesquisa tem como objetivo geral investigar as características organizacionais
e suas influências sobre as taxas de evasão, de forma a antecipar seus efeitos
negativos e possibilitar maior preparo por parte dos agentes envolvidos: instituições,
Estado e sociedade. Os altos índices de evasão observados, mesmo quando
transpostas as dificuldades para a entrada na graduação, revelam a necessidade de
se pensar em políticas públicas que visem minimizar as diversas perdas envolvidas
no abandono acadêmico. O modelo aqui investigado é baseado em variáveis do
Censo da Educação Superior/Inep e demonstrou explicar mais de 10% das taxas de
evasão nos cursos de graduação presencial brasileiros.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Guedes da Silva, L., Brito Alves, C., Soares Neto, J. J., & de Paulino Lozzi, S. (2018). Dinâmicas de evasão na educação superior brasileira. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 2(2), 100–127. Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/67

Edição

Seção

Artigos