A validade do Enade para avaliação decursos superiores

Uma abordagem multinível

Autores

  • Ricardo Primi
  • Marjorie Cristina Rocha da Silva
  • Daniel Bartholomeu

Palavras-chave:

aprendizagem, definição de pontos de corte, competências e habilidades, qualidade da escola

Resumo

O presente estudo se propõe a identificar qual parcela da variância da prova
do Enade está associada ao que se pretende medir e, assim, identificar a sua
capacidade de se tornar um indicador da qualidade dos cursos. Foram utilizados
dados de 71.838 ingressantes e 58.428 concluintes do curso de Administração
no Enade de 2006, além de informações sobre as instituições e
o perfil socioeconômico dos respondentes. Os resultados demonstram
que as notas do Enade decorrem de diferenças importantes
de níveis de habilidade no momento de entrada no curso, e que a
maior parte da variabilidade das notas do Enade está dentro dos
cursos, explicada pelos perfis socioeconômicos.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Primi, R., Rocha da Silva, M. C., & Bartholomeu, D. (2018). A validade do Enade para avaliação decursos superiores: Uma abordagem multinível. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 2(2), 128–151. Recuperado de https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/89

Edição

Seção

Artigos